Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A disputa de 2012

A corrida eleitoral 2012 tem aquecido os nervos dos jogadores partidários para o ano que vem. Muitos Xadristas percorreram uma verdadeira maratona para a montagem das chapas, dentro da proporcionalidade feminina. Como tudo no Espaço Público é diretamente ligado, uma mexida de peça no tabuleiro agora pode ou/e vai fazer uma grande diferença nas próximas eleições ao governo do estado em 2014.

Mas quero aproveitar este momento solene para abrir mais uma reflexão de um Camelô:

Não poderei falar da movimentação de todos os partidos, até mesmo por que não os conheço a tal ponto, mas tentarei centralizar o olhar sobre os mandas chuvas: PSDB, PMDB, PTB e PT.

 O PSDB que acaba de voltar ao poder estadual e sabe o gosto de ficar de fora do pacote, assim não pretende mais cometer erros em nome do ego de nenhum Cacique. Apropriou-se, então, de duas legendas de partidos bem menores para comportar sua estratégia de autodefesa: uma para movimentação de novos aliados que por infinitas razões não podem migrar para um partido de “DIREITA”; outra legenda para servir de suporte eleitoral para aumentar seu número de vereadores em todos os municípios. Assim o PSDB passa a atacar em pelo menos três frentes: aumentar o número de prefeitos aliados; ampliar sua bancada de vereadores nos municípios; legitimar novas lideranças de poder social com o governo. Desta forma quando se ver um candidato do PSC e PTC que tenha mudado recentemente de partido lembre-se desse texto e desconfie das suas intenções.

 O PMDB histórico na luta pelas diretas Já! Hoje nada mais é do que se acusado de ser um partido “fisiológico” planejando tomar o governo Estadual e Federal em 2018, para tal também se apropriou de legendas menores para fazer muitos acreditarem que suas pretensões são localizadas e momentâneas ao pleito de 2012. Quando na verdade quer aumentar seu poder de fogo eleitoral! O PHS tem servido como “Dama” neste tabuleiro ao PMDB, apesar de ocupar um lugar primordial neste joguete, fabricar novos candidatos, emergentes, no Espaço Público Social. Sei que tem outras legendas servindo o PMDB, entretanto como não posso provar prefiro não relatar. Assim quando observar um candidato do PHS leia PMDB, certo?

 PTB, este, é como se fala nas organizações midiáticas é “uma Notícia de Aldeia” cuja preocupação é apenas com o localizado, ou seja, as estratégias de DUDU jamais poderão passar do âmbito estadual. Uma vez que ele é sozinho, faz questão de não ter grupo político. Para uma tática local, Dudu joga muito bem, mas precisa de capilaridade nacional um grupo que no mínimo faça sua projeção como fazem com Jader no Planalto (uns amam, outros o odeiam) importante é que todos os conhecem. O certo é que Dudu também vem se valendo de partidos menores, desde a última eleição. Na dúvida é só verificar os partidos que tinham um ou nenhum vereador, depois da última eleição passaram até 3 vereadores ficando maior que o PSDB na Câmara municipal de Belém.

 O PT, pobre PT … Entre mortos e feridos o PT é um partido muito bem quisto por Deus, não tem outra explicação diante de tanta tolice, erros e orgulho. O PT não tem uma estratégia de ampliação de seus pares como os outros partidos para aumentar seu poder de fogo; não projeta lideranças futuras (com exceção do Chico da Pesca), o PT não valoriza sua Juventude lançando candidaturas de Jovens, não instrumentaliza seus movimentos sociais, não cumpriu Um Acordo com seus movimentos sociais quando governo! Mesmo assim, vem se mantendo com uma votação significativa em Belém de 18,52% dos votos do município que é igual a 5 vereadores. Apesar de tudo isso poderia ser bem melhor, caso lançasse suas lideranças de massa para reconstruir o PT, mas não conseguem fazer valer “a tal centralização democrática Petista” a convencer Ana Júlia e Paulo Rocha, ambos sem mandatos, porém políticos legitimados e imponderados pela Opinião Pública Geral têm muito respaldo político-social perante a sociedade. Ainda assim, o PT terá novamente seus 5 vereadores em Belém, mas não sei se continuará com tantos mandatos de vereadores ao logo do estado, muito menos com seus 30 e poucos prefeitos.



Vamos acordar Meu querido PT!

Nenhum comentário: