As eleições diretas para o DCE-UFPA foram adiadas para o inicio do ano que vem. Tal fato ocorreu no último CEB dia 21 de outubro no espaço Vadião às 14 horas com a seguinte pauta: “Informes; - Eleição para a diretoria do DCE (2012-2013); - Encontro da Interiorização”. O resultado deste foi à transferência do pleito para o próximo ano, na verdade ninguém sabe por quê? Particularmente sou totalmente contra a posição de postergar a escolha de nossos representantes para março.
Fazendo uma reflexão sobre a gestão deste ano do DCE o que poderíamos dizer? Quais foram às bandeiras de lutas do movimento estudantil? Quais as ações concretas e ideológicas da nossa gestão?
Bem essas são indagações a serem feitas e sem sombra de dúvida as suas respectivas respostas são o porquê desta manobra política dos ultras esquerdistas da UFPA. Mas se foi também à compreensão de parte da oposição da gestão, “UFPA que queremos”, a coisa e ainda pior e mais complexa... Vocês não acham?
A organização política na universidade é simples e clara temos dois campos um formado pelos partidos: PSOL e PSTU; outro campo composto pelos partidos: PC do B, PT e aliados (independentes e siglas menores: PDT, PPS, PV...). Então, o que isso tem haver? Tudo! Façamos agora uma análise conjuntural da política geral da grande Belém, ano que vem teremos eleições gerais para o município e muitos são os candidatos a Prefeitos, destes acima citados quase todos estão presente neste front, mas no caso aqui em questão o PSOL tem namorado o PC do B para ser seu aliado fazendo este sonhar com a vice-prefeitura e muitos cargos de 2º e 3º escalão, entroca o PC do B garante tempo de televisão ao PSOL que quase não tem.
Tal fato faz-me refletir sobre a possível influência externas na postergação da eleição do DCE da federal. Meu amigo leitor se esses dois partidos em fase de namoro são adversários ideológicos de disputarem tudo ao ponto de serem claramente antônimos, um defendia a implementação do REUNI (PC do B), o outro lutava contra tal projeto e sua implementação; um, PSOL, acusa o outro, PC do B de ser pelego sem nenhum fundamento evidente, mais acusa! O que podemos pensar sobre esta “verossimilhança”, será apenas uma simples e casual coincidência ou não?
Sobre a autenticidade deste fato somente o tempo nos poderá evidenciar a verdadeira intenção. Já que depois de gerado um facto, um acontecimento, não se tem mais controle sobre seu efeito produzido.
Estarei aqui esperando!